English French Portuguese Spanish

Parcerias e projetos

MEMORANDOS DE ENTENDIMENTO

Introdução

Como principal órgão intergovernamental responsável por enfrentar os desafios do setor cafeeiro mundial, a Organização Internacional do Café (OIC) coopera estreitamente com outras organizações multilaterais, a sociedade civil e o setor privado.

 

Ao longo dos anos, a OIC assinou memorandos de entendimento (MoUs) bilaterais e multilaterais e parcerias que fortalecem o mandato, o objetivo e o propósito da OIC. Os MoUs/parcerias assinados permitem que a OIC trabalhe em estreita colaboração com uma infinidade de atores para um setor cafeeiro inclusivo, resiliente e sustentável. Os desafios enfrentados pelo setor cafeeiro exigem um diálogo efetivo entre todas as partes interessadas do setor. Uma lista de MoUs/parcerias previamente assinados pode ser encontrada abaixo.

PROJETOS

Introdução

Os projetos de desenvolvimento cafeeiro patrocinados pela OIC têm como principais beneficiários os países produtores de café da África, Ásia, América Latina e região do Pacífico, e visam prestar assistência prática à economia cafeeira mundial. Os projetos patrocinados pela OIC visam fortalecer o CGV-C e contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Último Relatório: Os 60 Anos dos Projetos da OIC

Somente uma abordagem comum para o desenvolvimento futuro do setor pode criar oportunidades viáveis ​​– econômicas, sociais e também ambientais – e preparar o caminho para um setor cafeeiro sustentável e resiliente e, portanto, um mercado mais equilibrado... e consumidores felizes e responsáveis.

PARCERIAS E DESENVOLVIMENTO PROJETOS

1. Projetos em implementação

1. Promoção do consumo doméstico na África

O objetivo do projeto é aumentar o volume do consumo interno nos países africanos produtores de café com a parcela africana do Fundo Especial da OIC.

Países participantes: Camarões, República Centro-Africana, Côte d'Ivoire, Etiópia, Gabão, Gana, Guiné, Quênia, Nigéria, Tanzânia, Togo, Uganda, Zâmbia

Estado

revisão analítica

Componente 1: Consumo interno e indústria de torrefação

Foi concluído e o relatório está disponível. Atividades de treinamento para capacitar torrefadores e baristas existentes e potenciais estão sendo implementadas. As atividades de formação beneficiaram de recursos financeiros adicionais do Centro de Comércio Internacional (ITC). Essas atividades de treinamento também foram apoiadas pelo Gabão e pela Associação de Café Robusta Africano e Malgaxe (ACRAM).

Componente 2: Apoio às estratégias nacionais relacionadas à torrefação e consumo interno de café 

5 países (Quênia, República Democrática do Congo, Uganda, Ruanda, Togo, Gana e Gabão) receberam US$ 25,000 cada para apoiar suas estratégias nacionais. Isso inclui a construção de quiosques de café ou exposições promocionais nacionais.

Componente 3: Fortalecimento da comunicação sobre consumo de café e saúde 

Uma empresa de comunicação foi contratada para desenvolver um documentário sobre café e saúde.

ISO: PJ-135/19 iaco-Special-Fundo

2. Promover o consumo doméstico na Ásia

O objetivo geral do projeto é usar uma parcela do país do restante do Fundo Especial da OIC para apoiar a estratégia nacional de consumo interno de café. Os principais componentes do projeto incluem a revisão das políticas governamentais e do consumo interno de café e a capacitação dos interessados ​​diretos no setor cafeeiro.

Países participantes: Índia, Indonésia, Nepal, Papua Nova Guiné, Filipinas, Tailândia, Timor-Leste e Vietname

Estado

revisão analítica

Observando que os Membros da OIC na região da Ásia-Pacífico estão amplamente dispersos geograficamente, criando custos adicionais quando trabalham juntos em um projeto regional e, visto que os países participantes da região estão em diferentes estágios de desenvolvimento de sua indústria cafeeira local, tornando a gestão conjunta do projeto era complexo. Portanto, os países participantes concordaram em implementar um componente de projeto independente e descentralizado com foco em atividades relevantes para cada país, de acordo com as necessidades de desenvolvimento de seu setor cafeeiro. Com um pequeno atraso em alguns países, as atividades estão sendo realizadas com foco na revisão do consumo interno de café e nas políticas governamentais. A Tailândia integrou o programa ao evento Thai Coffee Excellence, cobrindo o concurso, um leilão e palestras sobre o consumo de café tailandês e tendências de desenvolvimento. Quanto aos demais países (Índia, Indonésia, Nepal, Papua Nova Guiné, Filipinas e Vietnã), os materiais de treinamento foram desenvolvidos e a capacitação de partes interessadas selecionadas continua.

ISO: SF-45/20 45e-nota-conceitual-região-Ásia-Pacífico

3. Avaliação rápida do cenário de financiamento para o setor cafeeiro na África: um caso de negócios para o financiamento dos mutuários “missing middle” e last mile nas cadeias de valor do café na África

Após a apresentação da proposta do Mecanismo do Café na África ao AFREXIMBANK como principal parceiro financeiro do projeto, sentiu-se a necessidade de realizar um estudo para avaliar as lacunas financeiras e oportunidades de negócios no setor cafeeiro na África. O Presidente do AFREXIMBANK manifestou interesse no envolvimento do Banco como parceiro neste estudo. O proposto Fundo Africano para o Café (ACF) tem a visão de tornar os recursos financeiros disponíveis e acessíveis para os respectivos atores da cadeia de valor do café na África, particularmente Micro e Pequenas e Médias Empresas (“missing middle”) e pequenos produtores (mutuários de última milha). O estudo proposto a ser conduzido conjuntamente pela CABI, IACO e ICO, visa fornecer informações sobre como esses empréstimos poderiam ser estruturados.

Países participantes: Camarões, Costa do Marfim, Etiópia, Gabão, Quênia, Tunísia e Uganda

Estado

revisão analítica

O fundo foi liberado pelo AFREXIMBANK em setembro de 2022, após o qual o estudo foi lançado em Lomé (Togo) em novembro de 2022. As três instituições (ICO-IACO e CABI) iniciaram o estudo nos países participantes. Uma reunião de revisão entre os representantes da ICO, IACO e CABI será realizada em abril de 2023 em Nairóbi para finalizar o relatório.

4. Construindo uma cadeia de valor de café resiliente para mitigar desastres climáticos e pandemia de Covid-19 em Honduras e Nicarágua

O projeto visa fornecer uma avaliação do impacto dos desastres climáticos e da pandemia de covid-19 nos dois países e elaborar uma proposta de projeto para mitigar esses impactos e construir um setor cafeeiro mais resiliente.

Países participantes: Honduras, Nicarágua

Estado

revisão analítica

O projeto foi submetido ao Banco Centro-Americano de Integração Econômica em setembro de 2021. Em 2022, o Banco aprovou dois estudos correspondentes, incluindo: (i) a avaliação dos impactos causados ​​pelos furacões Eta e Iota; e (ii) o efeito da Covid-19 no setor cafeeiro, priorizando os danos em termos de produção, perda de empregos, infraestrutura etc. Solicita-se a ampliação do estudo para examinar o impacto da mudança climática e da Covid-19 em todos países e regiões produtores de café.

5. Kit de ferramentas para o desenvolvimento do mercado cafeeiro da Força-Tarefa da OIC

Ferramentas promocionais abrangentes com foco em intervenções que estimulariam a demanda nos países produtores e beneficiariam toda a cadeia de valor do café. Ele substituirá o Guia Passo a Passo da OIC para promover o consumo de café nos países produtores.

Países participantes: Todos os países exportadores

Estado

revisão analítica

O projeto está fechado.

ISO: Webpage

6. Força-Tarefa L da OICIving Income Benchmark Accelerator

Apoiar os compromissos da Força-Tarefa Público-Privada (CPPTF) do Café da Organização Internacional do Café (OIC) para cumprir a Resolução 465 e a Declaração de Londres rumo à visão de longo prazo de prosperidade em todo o setor. Este compromisso inclui o ambicioso conceito de trabalhar para uma renda próspera e definir marcos quantitativos no caminho para a prosperidade no Roteiro de 10 anos. que inclui o estabelecimento de Benchmarks de Renda Mínima em pelo menos 80% dos países produtores membros da OIC até 2025 e 100% dos países produtores membros da OIC até 2030. Esses 9 benchmarks pretendem ser marcos para medir o progresso e/ou desafios para promover a prosperidade para todo o setor cafeeiro, mas especialmente para os mais vulneráveis, como pequenos agricultores e trabalhadores. O objetivo é fazer com que as partes interessadas nacionais e os membros interessados ​​da sociedade civil e da indústria se envolvam e cheguem a um acordo sobre os parâmetros de referência desejados de padrão de vida decente nos caminhos para a prosperidade. As agências executoras são Anker Institute – EUA/ NewForesight- Holanda

Países participantes: Honduras, Indonésia, Vietnã, Ruanda, Togo, Etiópia, Angola, Serra Leoa, México

Estado

revisão analítica

O projeto está em implantação.

7. Implementação do fluxo de trabalho técnico da força-tarefa da OIC 2022-2023

Os fluxos de trabalho técnicos são organizados de acordo com as áreas temáticas identificadas pela Resolução 465/Declaração de Londres e estão produzindo insumos técnicos e relatórios para apoiar a implementação dos compromissos da Força-Tarefa e ações concretas.

Países participantes: Diretamente México, Peru, Ruanda, Quênia, Vietnã; indiretamente todos os membros da IACO, PROMECAFE, ASEAN Coffee Federation

Estado : As agências executoras do projeto são Sustainable Food Lab- SFL, Committee on Sustainability Assessment – ​​COSA, Conservation International – SCC, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento -PNUD e Plataforma Global do Café-GCP, SADER

2. Projetos endossados ​​pela ICC e buscando fundos para implementação

1. Melhoria do acesso dos pequenos agricultores ao financiamento para a construção de um setor cafeeiro sustentável no Vietnã

O projeto visa melhorar o acesso dos cafeicultores de pequena escala ao crédito de curto, médio e longo prazo para melhor administrar suas fazendas e alcançar uma produção de café rentável e sustentável.

Países participantes: Vietnã

Estado

revisão analítica

A proposta do projeto foi endossada pelo Conselho em sua 124ªth sessão realizada em março de 2019. No entanto, nenhuma outra ação foi realizada para identificar a fonte de financiamento relevante.

2. Desenvolver a resiliência pós-covid 19 do setor cafeeiro da África às disrupções do mercado, alimentação, nutrição e segurança de renda

O principal objetivo do projeto é garantir a intensificação sustentável dos sistemas de cafeicultura de pequenos produtores para obter segurança de renda sem volatilidade de preços nos mercados internacionais, garantir segurança alimentar e nutricional de pequenos agricultores e promover a criação de empregos empresariais além da agricultura, tanto no centros rurais e urbanos.

Países participantes: Burundi, Congo RD, Côte d'Ivoire, Etiópia, Gabão, Gana, Guiné, Quénia, Ruanda, Serra Leoa, Togo e Uganda

Estado

revisão analítica

A proposta do projeto foi aprovada pelo Conselho em sua 127ªth sessão realizada em setembro de 2020 e submetida pela IACO à Comissão Europeia através da União Africana para consideração. Espera-se que o secretariado da OIC ajude a defender e conscientizar a comunidade internacional sobre a necessidade de melhorar a sustentabilidade e a resiliência das cadeias de valor do café nos países produtores.

3. Projetos em desenvolvimento

1. Reduzindo a lacuna de sustentabilidade no setor cafeeiro por meio de parcerias público-privadas e fortalecendo a capacidade da próxima geração africana

O objetivo geral do projeto é fortalecer a capacidade da nova geração de interessados ​​no café, incluindo produtores e atores potenciais ao longo da Cadeia Global de Valor do Café. Capacitação por meio de treinamento e compartilhamento de lições bem-sucedidas e, quando apropriado, ampliação para abranger muitos atores em países selecionados. Isso reduziria substancialmente as lacunas de sustentabilidade em comparação com outras regiões produtoras de café.

Países participantes: Etiópia, Quênia, etc.

Estado

Revisão Analítica

O projeto está em desenvolvimento e a negociação foi iniciada com a Agência Austríaca de Desenvolvimento (ADA).    

2. Estratégia de desenvolvimento do mercado cafeeiro por meio do estabelecimento de cafeterias em universidades

O objetivo do projeto é aumentar o consumo doméstico de café por meio da construção da cultura de consumo de café entre os jovens.

Países participantesQuênia

Estado

revisão analítica

O Conselho tomou nota da proposta e solicitou ao secretariado que auxiliasse no desenvolvimento de uma proposta completa para posterior consideração em sua próxima sessão.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        

4. Projetos concluídos

1. Promoção do consumo interno na América Central e no México

A Resolução 459 do Conselho Internacional do Café aprovou a distribuição dos recursos remanescentes do Fundo Especial da OIC entre os Membros exportadores para financiar programas regionais de aumento do consumo interno. O programa Regional para América Central e México foi realizado pelo PROMECAFE. Seguindo um mecanismo especial de distribuição decidido pelo Conselho, a Secretaria da OIC transferiu US$458,566 ao Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), ao qual o PROMECAFE está vinculado. O objetivo do programa era contribuir para aumentar o valor agregado por meio do fortalecimento da capacitação dos interessados ​​diretos na cadeia de valor do café. Por meio do programa, o PROMECAFE organizou uma rede de técnicos, com base no guia passo a passo da OIC para promover o consumo de café nos países produtores. Os principais resultados do programa incluíram a criação de uma rede regional de participantes do setor cafeeiro, capacitação de líderes de instituições nacionais e um realinhamento de planos nacionais com foco nos benefícios sociais, ambientais e de saúde associados ao consumo de café de alta qualidade café.

Países participantes: Costa Rica, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá e Peru

Estado : O projeto foi concluído em 2021

2. Reabilitação qualitativa e quantitativa do café com o objetivo de melhorar as condições de vida dos cafeicultores atingidos e deslocados pela guerra na República Democrática do Congo EB-3960/09 (Contato CFC-ICO-DRC info@ico.org)

O projeto visa reabilitar o setor cafeeiro nas províncias de Kivu do Norte e do Sul por meio da criação de centros de propagação e distribuição, estabelecimento de equipes de extensão e apoio e disponibilização aos agricultores de mudas de alto desempenho, insumos essenciais e orientação adequada.

Países participantes: República Democrática do Congo

Estado : Projeto concluído

3. Promoção de um setor cafeeiro sustentável no Burundi PJ-43/13

O principal objetivo é melhorar os meios de subsistência dos produtores de café por meio da melhoria da produtividade e da produção de café e alimentos de alta qualidade. O projeto é um caso concreto do envolvimento do setor privado (SUCAFINA) na promoção de um setor cafeeiro sustentável no país Membro da OIC. Os parceiros que apoiaram o projeto incluem SUCAFINA SA, Nestlé, Starbucks, Jacobs Douwe Egberts, Mitsubishi Motors, GIZ, Fondazione Ernesto Illy, USAID, IDH, IFAD e ICO.

Países participantes: Burundi

Estado : Fase 1 do projeto concluída. A Fundação continua captando recursos.

4. Esquema de Garantia de Crédito Sustentável para promover a ampliação de práticas de processamento aprimoradas (Etiópia e Ruanda) - Documento CFC/ICO/48 entrar em info@ico.org)

O principal objetivo é melhorar os meios de subsistência dos produtores de café por meio da melhoria da produtividade e da produção de café e alimentos de alta qualidade. O projeto é um caso concreto do envolvimento do setor privado (SUCAFINA) na promoção de um setor cafeeiro sustentável no país Membro da OIC. Os parceiros que apoiaram o projeto incluem SUCAFINA SA, Nestlé, Starbucks, Jacobs Douwe Egberts, Mitsubishi Motors, GIZ, Fondazione Ernesto Illy, USAID, IDH, IFAD e ICO.

Países participantes: Etiópia e Ruanda

Estado : Projeto concluído em novembro de 2016

5. Capacitação em certificação e verificação de café para produtores de cafés especiais nos países membros da AFCA (documento CFC/ICO/45 contato info@ico.org)

O objetivo geral do projeto era melhorar as habilidades dos agricultores para atender aos padrões de certificação e verificação. Isso teve como premissa que os agricultores que recebem treinamento e habilidades em práticas agrícolas sustentáveis ​​estarão bem equipados para produzir café em conformidade com os pilares fundamentais da sustentabilidade.

Países participantes: Burundi, Etiópia, Quênia, Malawi, Ruanda, Tanzânia, Uganda-Zâmbia e Zimbábue

Estado : Projeto concluído em novembro de 2014

6. Programa de empresas cafeeiras competitivas para Guatemala e Jamaica

(documento CFC/ICO/46)

O objetivo geral do projeto era melhorar as habilidades dos agricultores para atender aos padrões de certificação e verificação. Isso teve como premissa que os agricultores que recebem treinamento e habilidades em práticas agrícolas sustentáveis ​​estarão bem equipados para produzir café em conformidade com os pilares fundamentais da sustentabilidade.

Países participantes: Guatemala e Jamaica

Estado : Projeto concluído em agosto de 2014

7. Construir uma caixa de ferramentas de alfabetização financeira para melhorar o acesso ao financiamento de commodities para PMEs sustentáveis ​​em economias emergentes (docupação CFC/ICO/53/FT)

O objetivo geral do projeto é aumentar o acesso ao financiamento para PMEs sustentáveis, melhorando a capacidade de gestão financeira e contábil de produtores e pequenas e médias empresas (PME). Também visa facilitar o acesso ao financiamento para as PMEs dos países em desenvolvimento que produzem commodities de acordo com as práticas internacionalmente reconhecidas para a produção sustentável.

Países participantesQuênia e Tanzânia

Estado : Projeto concluído em dezembro de 2013 

8. Crises econômicas e PMDs dependentes de commodities: mapeando a exposição à volatilidade do mercado e construindo resiliência a futuras crises (documento CFC/ICO/9FA)

O projeto examina e analisa o impacto da crise econômica nos PMDs com vistas a propor respostas políticas para a recuperação e medidas para isolar/reduzir o impacto dessa crise em suas economias no futuro. Ele investigaria a vulnerabilidade dos LDCs dependentes de commodities resultante de sua grande exposição a mercados externos, diversificação limitada e base de capital pobre.

Países participantes: Benin, Burundi, Tanzânia, Zâmbia, Camboja e Laos, República Democrática Popular e Nepal

Estado : Projeto concluído em dezembro de 2013

9. Acesso a financiamento para o desenvolvimento de cultivos de diversificação em áreas produtoras de café (documento CFC/ICO/30

entrar em info@ico.org)

O objetivo geral do projeto é promover a segurança de renda nas áreas de produção de café por meio da promoção do sistema de pequenos créditos para os cafeicultores para um programa de diversificação sustentável baseado na abordagem de gestão da cadeia de valor.

Países participantes: Burundi, Costa do Marfim

Estado : Concluído em dezembro de 2012

10. Promover a intensificação da produção de café e cultivos alimentícios com esterco animal nas áreas do projeto CFC/ICO/30 – Documento CFC/ICO/52/FT

O objetivo central do projeto Fast-Track é consolidar a renda e a segurança alimentar por meio da promoção de práticas agrícolas ecologicamente corretas no âmbito do fundo rotativo de crédito existente.

Países participantes: Burundi

Estado : Projeto concluído em dezembro de 2013

11. Reabilitação piloto de plantações de café negligenciadas em pequenas unidades familiares de produção em Angola (documento CFC/ICO/15)

O projeto visa reabilitar plantações de café abandonadas em pequenas unidades de produção familiar e ajudar no assentamento de famílias de agricultores deslocadas, dando a chance de ganhar uma renda com a produção de café.

Países participantes: Angola

Estado : Projeto concluído em maio de 2013

12. Desenvolver o potencial do café Gourmet Robusta no Gabão e no Togo (CFC/ICO/42)

O objetivo do projeto é permitir que os países participantes implementem estratégias sólidas para aumentar o valor e melhorar a comercialização do café Gourmet para se beneficiar de preços muito mais altos.

Países participantes: Gabão e Togo

Estado : Projeto concluído em maio de 2013

ISO: Projeto concluído em maio de 2013

13. Aumentar a resiliência da produção de café à ferrugem da folha e outras doenças na Índia e em quatro países africanos (CFC/ICO/40)

O projeto concentra-se em pesquisa e desenvolvimento para aprimorar as dotações genéticas do café arábica no contexto de resistência a doenças, CLR e antracnose.

Países participantes: Índia, Quênia, Ruanda, Uganda e Zimbábue

Estado : Projeto concluído em maio de 2013

ISO: Relatório de conclusão PJ-55/13

14. Melhoria da produtividade do café no Iêmen (nota conceitual)

O projeto visa melhorar e aumentar a produção e aumentar a capacidade produtiva no Iêmen, com uma área total de 20,000 hectares, ajudando e incentivando pequenos agricultores a desenvolver a capacidade agrícola através da introdução de métodos modernos nas operações agrícolas e de colheita e melhorando a eficiência da água.

Países participantes: República do Iêmen

Estado : Uma missão técnica ao país elaborou uma proposta de projeto completa para enviar ao doador para financiamento. No entanto, a preocupação com a segurança quando a guerra civil recomeçou não facilitou o prosseguimento e a mobilização de fundos.

15. Reconversão de pequenas fazendas de café em unidades agrícolas familiares autossustentáveis ​​no Equador (CFC/ICO/31)

O objetivo do projeto é aliviar a pobreza das famílias cafeicultoras por meio da introdução, nas fazendas de café, de novas atividades agrícolas rentáveis ​​que garantam maiores níveis de renda, maior segurança alimentar e preservação dos recursos naturais. Os resultados do projeto também serão divulgados para Cuba, Guatemala e Honduras.

Países participantes: Equador

Estado : Concluído em 2012

16. Reabilitação piloto do setor cafeeiro em Honduras e na Nicarágua (CFC/ICO/11)

Após graves perturbações causadas pelo furacão Mitch nesses países, esse projeto ajudou a reconstruir o setor cafeeiro substituindo a capacidade de processamento úmido do café danificada ou perdida durante o furacão por tecnologias mais limpas e ecológicas para reduzir a contaminação da água.

Países participantes: Honduras-Nicarágua

Estado : Concluído em 2011

17. Aumento da competitividade do café africano por meio de uma análise da cadeia de valor (CFC/ICO/43FT)

O projeto visa revitalizar a produção, a qualidade e o comércio do setor cafeeiro de pequenos produtores na África. Ao melhorar a qualidade e o comércio dos cafés dos pequenos produtores, a renda familiar dos cafeicultores com poucos recursos aumentará, contribuindo assim para o alívio da pobreza entre a população rural dependente do café.

Países participantes: Todos os países membros da IACO

Estado : Concluído em 2011

18. Ampliando o potencial da produção de café gourmet nos países da América Central (CFC/ICO/39 contato info@ico.org)

O projeto visava implementar uma estratégia para desenvolver um café gourmet sustentável de qualidade acompanhado de estratégias de turismo (CFC/ICO/39)

Países participantes: Costa Rica, Guatemala, Honduras e Nicarágua

Estado : Concluído em 2010

19. Financiamento piloto de curto e médio prazo para pequenos cafeicultores no Quênia (CFC/ICO/20 contato info@ico.org)

O projeto promoveu o acesso ao crédito para pequenos cafeicultores. O projeto piloto foi implementado no Quênia, e esperava-se que outros países envolvidos se beneficiassem com a divulgação dos resultados.

Países participantesQuênia

Estado : Concluído em 2010

20. Diversificação da produção em áreas marginais no Estado de Veracruz, México (CFC/ICO/32)

Este projeto visa fornecer opções alternativas de produção e desenvolvimento para cafeicultores em áreas marginais que sofrem com a crise causada por preços baixos e, assim, desenvolver um modelo de diversificação viável para produtores de café arábica suave

Países participantesMéxico

Estado : Concluído em 2010

21. Melhoria da qualidade do café na África Oriental e Central por meio de melhores práticas de processamento em Ruanda e Etiópia (CFC/ICO/22)

O projeto visa melhorar a produção de cafés de qualidade, que alcançam preços premium, por meio de métodos aprimorados de processamento primário por grupos/associações de agricultores no nível da aldeia (processamento úmido [semi-lavado] aprimorado ou métodos de secagem ao sol). Isso levará a um aumento na geração de renda, melhorando assim os meios de subsistência dos pequenos cafeicultores e de suas famílias.

Países participantes: Etiópia e Ruanda

Estado : Concluída em 2008 (ICC-100-4)

 

22. Melhoria da produção de café na África pelo controle da doença da murcha do café (CFC/ICO/13)

A doença da murcha do café (traqueomicose) causa perdas generalizadas para pequenos agricultores na África que dependem do café para sua renda. O projeto implementará um programa regional para melhorar as práticas de manejo para conter a doença e desenvolver um programa de informação e treinamento para pequenos produtores.

Países participantes: Camarões, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Etiópia, Ruanda, Tanzânia e Uganda

Estado : Concluída em 2008 (ICC-100-3)

 

23. Melhoria da qualidade e comercialização do Robusta pelo uso otimizado dos terroirs de café (CFC/ICO/05)

O projeto visa melhorar a qualidade do cultivo do café Robusta e sua lucratividade, identificando variedades de qualidade superior e otimizando o uso dos solos cafeeiros.

País participante: Costa do Marfim.

Estado: Concluído em 2008 (PJ-55/13 Anexo I)

24. Manejo integrado da broca branca do caule em pequenas fazendas de café na Índia, Malawi e Zimbábue (CFC/ICO/18)

O objetivo deste projeto-piloto foi expandir a pesquisa e o desenvolvimento de medidas de MIP para combater a broca branca do caule e reduzir o uso de pesticidas químicos.

Países participantes: Índia, Malawi e Zimbábue

Estado : Concluída em 2007 (ICC-100-2 & CD-ROM)

 

25. Desenvolvimento do mercado cafeeiro e promoção comercial na África Oriental e Austral (CFC/ICO/03FA)

O projeto visa desenvolver e testar sistemas de comercialização de café que atendam às necessidades dos produtores e do comércio e fortalecer as instituições públicas e privadas para operar os sistemas. Promoverá um melhor acesso ao mercado internacional e introduzirá medidas para minimizar a exposição a riscos técnicos e de preço.

Países participantes: Tanzânia, Uganda, Zimbábue

Estado : Concluída em 2007 (ICC-100-1 e CD-ROM)

26. Análise comparativa mundial de áreas de cultivo de café (CFC/ICO/10FT)

Este estudo foi desenvolvido em duas fases com o objetivo de explorar a possibilidade de realizar programas práticos de diversificação no âmbito do combate à pobreza nas áreas cafeeiras e promoção do crescimento da renda rural, considerando as diversas limitações de cada um dos países selecionados. A primeira fase analisou fatores econômicos e condições para melhorar a competitividade e diversificação em áreas dependentes do café, enquanto a segunda fase identificou condições para uma diversificação bem-sucedida.

Países participantes: Colômbia, Equador, Etiópia, Guatemala, Índia, Indonésia, Quênia, Nicarágua, Tanzânia, Uganda

Estado : A primeira fase do estudo foi concluída em 2004 (ICC-91-6 e CD-ROM) e a segunda fase em 2006 (ICC-96-3 & CD-ROM)

27. Fortalecimento da capacidade comercial, financeira, administrativa e empresarial dos pequenos produtores/exportadores de café (CFC/ICO/16)

O objetivo do projeto era ajudar os pequenos cafeicultores a competir no mercado e se tornarem creditícios, gerando benefícios como emprego e maior renda para suas comunidades.

Países participantes: México e Nicarágua

Estado: Concluído em 2005 (ICC-95-7 e ICC-96-5 para o Guia)

 

28. Melhoria da qualidade do café por meio da prevenção da formação de mofo (CFC/ICO/06)

O objetivo do projeto era estabelecer e disseminar diretrizes para a produção, colheita, beneficiamento, armazenamento e transporte do café, a fim de evitar situações que propiciem a formação de mofo no café. A divulgação de seus resultados melhorará a produção de café de boa qualidade e, assim, as receitas de exportação.

Países participantes: Mundialmente.

Estado : Concluída em 2005 (ICC-96-4 e ED-2074/09)

 

29. Desenvolvimento sustentável do café na África Oriental (CFC/ICO/29FT)

Elaborar uma proposta completa de projeto para apoiar o desenvolvimento sustentável do café na África Oriental, abordando questões relacionadas à certificação do café.

Países participantes: Burundi, Etiópia, República Democrática do Congo, Malawi, Ruanda, Tanzânia-Quênia, Uganda e Zâmbia.

Estado : Concluído em 2005

30. Estudo do potencial para bolsas de mercadorias e outras formas de mercados nos países COMESA (CFC/ICO/26FT)

O estudo explorou as possibilidades de adotar técnicas modernas de comércio local, regional e internacional, para otimizar os benefícios econômicos para os agricultores e países envolvidos

Países participantes: Burundi, Etiópia, Quênia, Malawi, Ruanda, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbábue

Estado: Estudo concluído em 2003

 

31. Workshop regional sobre a crise do café na América Central (CFC/ICO/26FT)

Um workshop regional para discutir a crise do café e construir estratégias para lidar com seu impacto.

Países participantes: México e todos os países da América Central.

Estado : O workshop decorreu em Setembro de 2003

32. Manejo integrado da broca do café (CFC/ICO/02)

O projeto promoveu o desenvolvimento sustentável ao introduzir um sistema integrado eficaz de manejo de pragas e reduzir o uso de métodos químicos de controle de pragas. Também foi projetado para aumentar a produtividade e a competitividade por meio da produção de café de maior qualidade e redução das perdas de produção.

Países participantes: Colômbia-Equador-Guatemala-Honduras-Índia-Jamaica e México

Estado : Concluída em 2002. (ICC-103-4 Rev.1 e CD-ROM)

 

33. Gestão de risco do preço do café na África Oriental (CFC/ICO/21FT)

O projeto visava identificar a viabilidade de intermediar a gestão de risco de preços para cafeicultores e cooperativas.

Países participantes: Etiópia, Quênia, Tanzânia, Uganda e Zimbábue

Estado : O estudo realizado pela Vrije Universiteit (Holanda) foi concluído em 2002.

34. Workshop sobre qualidade do café por meio da prevenção da formação de mofo (CFC/ICO/25FT

Este workshop foi organizado para revisar o programa de prevenção da formação de fungos que afetam a qualidade do café no Equador.

País participante: Equador

Estado : O workshop aconteceu em 2001.

 

35. Workshop sobre financiamento estruturado de curto e médio prazo para pequenos agricultores na África (CFC/ICO/20FT)

País participante: Quênia com a participação de países africanos.

Estado : O workshop aconteceu em Nairóbi em 2001

 

36. Características da demanda de café Robusta na Europa (CFC/ICO/05FT)

O projeto visava identificar a demanda por café Robusta nos mercados da Europa Oriental e Ocidental.

Países participantes: países da Europa Ocidental e Oriental

Estado: Estudo concluído em 2001 (Documento Técnico CFC No.4)

 

37. Estudo de processamento de café (CFC/ICO/22FT)

O objetivo do projeto era melhorar a produção de café de Ruanda analisando os principais problemas associados à qualidade do café de Ruanda, identificando ações para restaurar a qualidade e a competitividade e avaliando a viabilidade de instalações de processamento úmido instaladas por investidores privados.

País participante: Ruanda

Estado : Estudo concluído em 2000 (EB-3757/00 e Documento Técnico CFC No.7)

 

38. Estudo sobre sistemas de comercialização de café e políticas comerciais em países produtores de café selecionados (CFC/ICO/04FA)

O estudo avaliou os sistemas e políticas de comercialização do café e identificou fatores importantes para uma comercialização eficaz, ajudando a orientar os países em desenvolvimento na melhoria da comercialização de seu café.

Países participantes: Angola-Camarões-Congo RD-Etiópia-Gana-Guatemala-Índia-Madagáscar e Togo.

Estado : Concluído em 2000 (Perfis de país e documento técnico CFC nº 3)

 

39. Desenvolvimento do potencial do café gourmet (CFC/ICO/01)

Este projeto demonstrou o potencial de retorno do investimento da abordagem gourmet, identificou novos cafés gourmet e ajudou os países a comercializá-los. As tecnologias desenvolvidas foram continuadas pelo Programa Cup of Excellence.

Países participantes: Brasil-Burundi-Etiópia-Papua Nova Guiné e Uganda.

Estado : Concluída em 2000 (ICC-81-2 e Relatórios Volume 1 e Volume 2)

Série mais recente: No momento

Para garantir um futuro sustentável para os produtores e consumidores de café, é crucial que não apenas os países exportadores e importadores de café, mas também os cafeicultores, a indústria e a sociedade civil, bem como os parceiros financeiros e de desenvolvimento, cooperem para enfrentar os múltiplos desafios do setor cafeeiro e realizar oportunidades crescentes para garantir que o setor cafeeiro global se torne verdadeiramente sustentável, resiliente e inclusivo.

222 Gray's Inn Road, Londres WC1X 8HB
Tel.: + 44 (0) 20 7612 0600
Fax: + 44 (0) 20 7612 0630
Email: info@ico.org

(c) Organização Internacional do Café